• Museu Histórico Nice A. Schuler
  • Cais do Porto
  • Vista do Mirante do Morro São João
  • Estação da Cultura
  • Chafariz Parque Centenário
  • Parque Centenário
  • Cais do Porto
  • Vista do Mirante do Morro São João

Editorias
Terça-feira, 01 de Junho de 2021 14:25 - Coronavírus

Ambulatório Pós-Covid já atende a cerca de 100 pessoas

Foto SMS Foto SMS

Lançado no dia 22 de abril pela Secretaria Municipal da Saúde, o Ambulatório Pós-Covid, onde são tratados pacientes com sequelas da doença causada pelo novo coronavírus, já acompanha a cerca de 100 pacientes e oportunizou em torno de 200 consultas médicas em diversas especialidades. Os números foram apresentados ao prefeito Gustavo Zanatta nesta manhã pela secretária Cristina Reinheimer. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente à população.

 

A implantação do Ambulatório foi uma resposta do governo municipal à constatação de que muitas pessoas não estão totalmente recuperadas quando deixam os hospitais. Redução da capacidade respiratória, demora na recuperação do paladar e do olfato, insuficiência renal e dificuldades de locomoção são condições relativamente comuns entre aqueles que tiveram a Covid-19. O objetivo é enfrentar estas consequências da doença e devolver aos pacientes a saúde plena.

 

Os pacientes chegam ao serviço de duas formas: a partir de triagem feita por clínico geral na própria Secretaria e por encaminhamento realizado pelo Hospital Montenegro. No Ambulatório, que funciona diariamente das 14h às 22h, estão à disposição profissionais de Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Nutrição, Pediatria, Urologia e Fisioterapia. “A procura maior tem sido por nutricionista e neurologista. Com a Covid-19, muitos pacientes sofrem perdas abruptas de peso e permanecem com problemas de memória e cefaleia”, explica a secretária Cristina.

 

Quando há indicação médica, também são oferecidos exames para amparar os diagnósticos. Os mais requisitados são os de espirometria (utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões) e tomografia de tórax. Estatisticamente, metade das pessoas que contraíram a Covid-19 precisam de alguma atenção após deixarem o hospital.

 

O prefeito Gustavo Zanatta elogiou o trabalho da equipe de profissionais do Ambulatório Pós-Covid. “A saúde pública é uma das nossas prioridades. Aos poucos, vamos vencendo a pandemia, mas não podemos esquecer que, em muitos montenegrinos, a Covid-19 deixou consequências graves, que exigem a atenção do poder público”, ressalta. Além do esforço que está sendo feito na vacinação, a Prefeitura repassou R$ 1 milhão ao Hospital Montenegro para garantir o atendimento. A criação do novo Ambulatório fecha esse círculo, que começa na prevenção, com alertas sobre os cuidados, passa pelo atendimento e, agora, chega ao pós-Covid.

 

Como funciona

 

- Pessoas que tiveram a Covid-19, passada a fase aguda, com ou sem internação, devem procurar a Secretaria Municipal da Saúde se continuarem apresentando algum sintoma ou disfunção decorrente da doença.

- Se for o caso, o clínico faz o encaminhamento ao Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid, onde há médicos especialistas e exames de diagnóstico à disposição dos pacientes. A partir de então, passam a ser acompanhados na unidade, até que estejam com a saúde plenamente restabelecida.

- As especialidades médicas disponíveis são Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Nutrição, Pediatria, Urologia e Fisioterapia.

- Para diagnóstico, são disponibilizados exames laboratoriais, de Raio X, Espirometria e Tomografia.

Leia também
Prefeitura Municipal de Montenegro (RS)
CNPJ 90.895.905/0001-60
Rua João Pessoa, 1363 CEP 92510-900
Horário de atendimento: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 16:30