• Museu Histórico Nice A. Schuler
  • Cais do Porto
  • Parque Centenário
  • Chafariz Parque Centenário
  • Vista do Mirante do Morro São João
  • Vista do Mirante do Morro São João
  • Cais do Porto
  • Estação da Cultura

Aspectos Geográficos

Montenegro está na área central do Vale do Caí.

Possui altitude média de 34 metros do nível do mar, alcançando em alguns pontos, como no Morro São João, até 172 metros.

 

CLIMA

 

O clima é subtropical úmido.

A direção dos ventos é predominantemente Nordeste.    

A temperatura média anual é de 19,4 º C, sendo que no mês mais quente (janeiro) é de 24,8 ºC. No mais frio (junho) é de 13,9 º C.

A área total do município é de 424,013 km².

 

 

VEGETAÇÃO

 

A vegetação é segmentada em duas regiões bem distintas: uma localizada ao sul, onde a terra é composta de argila preta misturada com areia fina, compreendendo as campinas e pastagens usadas para a pecuária, para a plantação de acácia-negra e de eucalipto. Por estar ao longo do rio Caí, os banhados são utilizados para cultivo de arroz irrigado.

 

Na parte norte do município predominam os terrenos mais ricos, as chamadas "terras roxas", compostas de fosfato e calcário, onde se encontram as áreas de cultivo de citros e acácia.

 

 

FAUNA

 

Animais como capivara, preá, ratão, cágado, jararaca, lagarto e cascavel são alguns dos que fazem parte da fauna local. Nos rios ainda resistem os peixes como bagre, jundiá, pintado, cascudo, traíra e lambari. Algumas aves como araponga, carancho, garça, chimango, macuco, martim-pescador e tucano já são raras ou até desapareceram.

 

 

HIDROGRAFIA

 

O sistema hidrográfico é composto pelo rio Caí e seus afluentes, como os arroios da Cria, Montenegro, Alfama e São Miguel. A cada um deles corresponde uma micro-bacia. O rio Caí nasce nos campos de Cima da Serra, dividindo Montenegro e São Sebastião do Caí e desaguando no rio Jacuí.

 

O rio Caí e seus afluentes constituem-se em barreiras naturais que direcionam o crescimento e o desenvolvimento do município para os lados norte e oeste, uma vez que as áreas de terra disponíveis nas suas margens são facilmente inundáveis. Além disso, um dos principais problemas dos arroios é a falta de matas ciliares ao longo de seus cursos, causando o assoreamento de seus leitos.

 

Os dejetos industriais, domésticos e atividades como dos postos de lavagem de veículos são as maiores causas da atual carga de poluição que o município transfere para o rio Caí. O ar tem como poluentes os fornos de carvão da zona rural, que estão em grande número na região.

 

 

 

 

TOPOGRAFIA

 

O Morro São João é um fator determinante na expansão urbana. Tem acesso aos mirantes pela Estrada Cláudio Kranz. Localizado na parte central da cidade, impede a expansão do centro, intensificando o crescimento de outros bairros como Timbaúva, São Paulo e Santa Rita, que desenvolvem novos pólos de comércio e indústria.

 

 

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

 

Segundo dados do IBGE de 2010 a população é de 59.415 habitantes.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Montenegro (RS)
Rua João Pessoa, 1363 CEP 95780-000
Horário de atendimento: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 16:30
Fone (51) 3649 8200 - Atualização do Site (51) 3649 8202